Hoje iremos abordar um problema que atinge principalmente cães e gatos mais velhos, o tártaro, veja aqui os sintomas e como tratar seu pet.
Você já deve ter se perguntado porque seu animalzinho tem tanto mal hálito se ele come apenas ração e esporadicamente um ossinho ou outro para ajudar na limpeza do tártaro
A doença periodontal ou “tártaro” como é popularmente conhecida, acomete mais de 80% da população canina e ate 50% da população de gatos. O “tártaro” forma-se através de grupos de bactérias que vão se aglomerando no dente, formando placas. E essas bactérias causam vários efeitos na gengiva e no dente, podendo levar a doenças muito sérias.
Os sintomas são:
- Halitose (mau hálito);
- Gengivite (inflamação da gengiva);
- Dificuldade ou dor para mastigar;
- Sangramento gengival;
- Hiporexia ou anorexia (apetite diminuído ou falta);
- Dentes amarelados ou com coloração amarronzada;
- Perda dos dentes;
- Espirros frequentes.
Quais são as consequências de uma boca contaminada:
- Fístula oro nasal;
- Perda de peso;
- Anemia;
- Sinusite;
- Doenças cardíacas (endocardiose);
- Doenças renais.
Essas bactérias que estão na boca, vão causando inflamação, e a gengiva para se proteger, retrai, facilitando a queda dos dentes. Alem do mais, essas bactérias caem na circulação, indo para o coração e rins, causando sérios prejuízos a saúde do seu animalzinho.
Como que eu previno para que meu animal não tenha tártaro?
A melhor maneira de prevenção é a escovação diária dos dentes do seu animal, utilizando pastas palatáveis e escovas próprias para esse tipo de higiene. E o ideal é começar a escovação o mais precoce possível, para que o animal facilite a higiene e para que não seja um momentos torturante entre vocês. Nenhum ossinho substitui a escovação ok? Não se engane comprando esses petiscos que prometem uma limpeza bucal porque isso não acontece.
Veja abaixo algumas dicas de como escovar corretamente os dentes de seu cachorro:
Qual o tratamento?
Com o animal anestesiado, é feita a raspagem dos dentes e polimento, tudo com equipamentos específicos para a higiene bucal veterinária.
Mas meu animal precisa ser anestesiado? Ele não corre riscos?
A anestesia é sempre necessária pois trata-se de um procedimento demorado (em média 60-120 minutos). Os riscos anestésicos são os mesmos que para todas as cirurgias, porem é sempre necessária realização de exames pré-cirurgicos para avaliação do paciente, entrando em cirurgia com tranquilidade e sucesso.
Converse com seu Veterinário e esclareça todas as suas duvidas, e caso seu animal apresente alguns dos sintomas citados acima agenda uma consulta para uma avaliação periodontal precisa.
Ficou com alguma duvida?
Beijo grande Dra Talita, Veterinária do Centro Veterinário Manuel Lopes
Leia Também:
- Cachorro com Dor de Dentes: O que fazer?
- Cachorro tem Dente de Leite?
- Toxoplasmose Canina: Sintomas, Como Prevenir