A piometra é um distúrbio uterino que acontece nas cadelas e também nas gatas, sendo mediado pela hormona reprodutiva progesterona, que atua durante a gravidez. Quando a cadela está a cerca de 45 a 75 dias do cio, ela já começa a apresentar uma grande concentração de progesterona.
O problema é que a progesterona causa uma grande redução nas defesas do útero e assim o animal estará bem mais suscetível a ter uma infecção, inclusive das bactérias que naturalmente estão presentes na vagina desses animais. Através do cervix, as bactérias conseguem chegar até o útero e a infecção será fácil.
Uma das principais causas de morte precoce, tanto em gatas como também em cadelas é justamente a Piometra. O primeiro sintoma observado é a alteração repentina no funcionamento dos ovários. Logo depois começa a acumular uma secreção no útero do animal e a falência renal pode acontecer rapidamente.
É mais comum da Piometra acontecer durante o cio, ou até mesmo após esse período, sendo que é possível observar um corrimento vaginal, mas pode ser também que esse corrimento não seja observado.
Outros sintomas comuns entre as gatas e cadelas, é ficar bem prostrado, com dores abdominais, perder o apetite repentinamente, o animal também começa a beber muita água e há casos em que acontece uma distenção abdominal.
Se você observar que sua cadela ou gata está com um ou alguns dos sintomas acima citados, é preciso levá-la imediatamente ao veterinário e informar ao profissional quando foi o último cio, assim fica mais fácil a realização do diagnóstico.
Se for possível observar um corrimento, então o diagnóstico poderá ser clínico, mas se não for possível observar nenhuma secreção, então pode ser solicitado um Ultra Som, que irá confirmar o que realmente está acontecendo.
É muito importante levar a cadela ou a gata ao veterinário o quanto antes, pois quanto mais rápido iniciar o tratamento, melhor será para o animal.
O veterinário poderá inclusive, optar por uma cirurgia e fazer a retirada do útero infeccionado. O animal ainda receberá antibióticos, além de analgésicos e também soro para que assim possa ser evitado algum problema renal. Pode-se até fazer o tratamento sem retirar o útero, só que esse caminho não é seguro, uma vez que os antibióticos podem até resolver o problema, mas só de forma momentânea e assim, o problema voltará e com grandes chances de que o animal morra.
O mais triste nisso tudo é saber que as muitas mortes de cadelas e gatas poderiam ser evitadas se a castração precoce fosse realizada. E não há maior probabilidade do problema acontecer em determinadas raças, todas as cadelas e gatas estão propícias a terem que enfrentar esse tipo de problema. A castração antes de acontecer o primeiro ciclo só vem a mostrar que o dono do animal é uma pessoa responsável e quer o melhor para seu pet.
Você pode conversar com o veterinário e pedir maiores informações a respeito da Piometra, você verá que é sempre melhor prevenir, assim estará inclusive evitando sofrimento para o seu animalzinho de estimação.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário encontrado.