O Hamster Anão Russo tem uma gestação relativamente curta, de apenas 21 dias em media e você notará que a fêmea está prenha somente quando ela já estiver com a barriga bem grande, ou seja, na metade da gestação. A cada ninhada nascem em media, 8 filhotes e eles precisarão de cuidados especiais.
Assim que os filhotinhos nascerem, nem pense em deixar a fêmea mais estressada, evitando pegá-la e nem mecha na gaiola. Cuidado também para não tocar nos filhotes, pois isso a deixará furiosa.
A alimentação deverá ser rica em proteína, evitando exageros, podendo ser complementada com ovos cozidos, pão molhado no leite, alface, mas nada de servir tudo de uma só vez, é preciso ir variando o cardápio diário. É importante cuidar da alimentação da fêmea, para garantir a produção de leite suficiente para os filhotinhos.
Um pouco de papel higiênico deverá ser colocado na gaiola, com serragem, para que a fêmea possa preparar o ninho. Algumas pessoas costumam colocar algodão, mas isso deve ser evitado porque ele solta muitos fiapos. Evite também colocar jornal, porque solta a tinta muito fácil.
Rapidamente os filhotes crescem e em duas semanas já estarão de olhos bem abertos e correndo pela gaiola, aí sim, é o momento certo de fazer uma limpeza na gaiola, mas nada de tocar nos filhos por enquanto, apenas depois do 21º dia é que você poderá pegar um de cada vez e com muito cuidado.
A gaiola do Hamster Anão Russo deve ser limpa a poucos dias do nascimento dos filhotes e depois só deverá passar por uma nova faxina conforme explicado acima.
Há várias situações em que os filhotes acabam sendo devorados pela fêmea, confira:
– Quando nascem mortos;
– Quando alguém toca no filhote e a fêmea sente o cheiro na pessoa nele, por isso é tão importante não tocar no filhote antes do prazo;
– Se a fêmea sentir-se ameaçada, ela pode até matar um dos filhotinhos e jogá-lo do lado de fora da gaiola, no intuito de despistar a possível ameaça;
– Também pode ser que ela mate alguns filhotes por julgar ser incapaz de criar todos eles.
Uma dica importante para ajudar os filhotes a crescerem saudáveis é não separar o casal, pois o macho irá ajudar na criação dos pequeninos. O único problema nesse caso é que a fêmea já estará no cio assim que os filhotes nascerem, então pode ser que ela seja procurada novamente pelo macho e assim você terá uma nova ninhada de Hamster Anão Russo.
Só que não é nada recomendado que a fêmea tenha duas ninhadas seguidas, é preciso um prazo de pelo menos uns 2 meses.
E já vai pensando para quem irá dar os filhotinhos, porque eles crescem rapidamente, vão começar a correr, brincar, comer e novas ninhadas poderão vir. Ter um bom planejamento é fundamental para não ter que enfrentar um verdadeiro caos.
Quanto ao preço, esse é o menor dos problemas, pois o Hamster Anão Russo custa em torno de R$ 40,00 sendo que o valor varia muito de uma região para outra.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário encontrado.