A cobra Sucuri, popularmente conhecida como Anaconda é originária da América do Sul. É considerada a maior serpente do mundo, surgiram no planeta há milhões de anos, mais precisamente em um período conhecido como Cretáceo.
Origem
As serpentes surgiram no planeta há milhões de anos, mais precisamente em um período conhecido como Cretáceo. Desde então muitas espécies surgiram, e muitas extinguiram-se. Na atualidade, existem aproximadamente 3.000 espécies.
Algumas espécies são conhecidas por sua capacidade de injetar veneno; outras, no entanto, caracterizam-se por seu grande tamanho e sua capacidade impressionante de esmagar as presas, pois não possuem veneno e matam suas presas por constrição, ou seja, enrolam-se na vítima e exercem uma grande pressão que provoca asfixia. Esse último caso é o das temidas sucuris, também conhecidas como anacondas, arigbóia, boiaçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiúna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju, sucurujuba, e viborão é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e muito perigosa.
Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:
Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do Pantanal;
Eunectes murinus, a sucuri-preta, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores;
Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a Eunectes beniensis, a sucuri-da- bolívia.
As sucuris vivem grande parte do tempo na água de rios e lagos (hábito semi- aquático) e alimentam-se dos mais variados tipos de animais, tais como peixes, anfíbios, répteis, aves, e mamíferos.
Essas serpentes são mais ágeis quando estão na água, sendo assim, quando fogem de algum perigo, procuram imediatamente voltar para esse local. Estima-se que uma sucuri fique em média dez minutos submersa sem precisar ir até a superfície.
Muitos pesquisadores acreditam que a falta de sucuris gigantes na natureza é uma conseqüência da destruição de habitat e da caça. É importante frisar que a morte desses animais é um crime ambiental e pode gerar multas.
Como as pequenas serpentes são vítimas de diversos predadores, poucas sobrevivem e chegam à idade adulta. Seus predadores são onças-pintadas, jacarés maiores do que ela e as piranhas (somente quando a sucuri apresenta ferimentos). Contudo, o maior predador das sucuris são os homens, seja por medo da serpente, seja por interesse comercial. A pele da sucuri é muito valorizada, inclusive no exterior.
Características
As sucuris são répteis vivíparos e produzem cerca de 20 a 40 filhotes por gestação, que nascem no começo da estação das chuvas. Graças à feromônios, sinais químicos emitidos pelas fêmeas, o macho pode perceber que ela está em condições de acasalar. Vários machos podem enrolar-se na fêmea. Os filhotes nascem na água e não existe cuidado parental, ou seja, as mães não cuidam dos filhos. Dependendo da espécie de sucuri, a gestação pode durar seis meses, e atingem a maturidade sexual com 3 ou 4 anos.
São encontradas de diferentes cores como a Sucuri-amarela (encontrada no Pantanal), Sucuri-verde (Amazônia), Sucuri-malhada (Ilha da Marajó) e Sucuri da Bolívia (Bolívia).
Acredita-se que uma sucuri possa atingir até 10 m de comprimento e pesar 100 kg, entretanto, esse tamanho não é facilmente encontrado na natureza. Esses animais crescem durante toda a sua vida, por isso, quanto maior uma serpente, mais velha ela é.
Peso: | Aproximadamente Macho e Fêmea até 100 kg |
Altura | Aproximadamente Macho e Fêmea de 4,5 m a 10 m |
Grupo: | Família Boidae |
Cor: | São encontradas de diferentes cores como a Sucuri-amarela (encontrada no Pantanal), Sucuri-verde (Amazônia), Sucuri-malhada (Ilha da Marajó) e Sucuri da Bolívia (Bolívia) |
Nome de Origem: | Sucuri |
Pais de Origem: | Podem ser encontradas em florestas tropicais e rios como o Amazonas |
Temperamento
–
Curiosidades
Segundo o mito fundador Kaxinawá, houve um homem, Yube, que, ao apaixonar-se por uma mulher-anaconda, transformou-se em anaconda também e passou a viver com ela no mundo profundo das águas. Nesse mundo, Yube descobriu uma bebida alucinógena com poderes curativos e de acesso ao conhecimento. Um dia, sem avisar a esposa-anaconda, Yube decide voltar à terra dos homens e retomar a sua antiga forma humana. O mito explica também a origem do cipó ouayahuasca – bebida alucinógena tomada ritualisticamente pelos Kaxinawá.
Em 1997, foi lançado Anaconda, um filme de terror sobre a serpente, o qual foi gravado no Brasil e no Peru.
Dicas
A sucuri é a maior serpente do mundo, as fêmeas são maiores que os machos, atingindo a maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Vale destacar que relatos de graves mordidas, apesar da ausência de veneno, e constrição são conhecidos, pois há muitas narrativas sobre ataques destas serpentes a seres humanos; no entanto, na sua maioria, os casos são fictícios, principalmente no que diz respeito ao tamanho real do animal. Muitos admitem terem sido atacados por espécies com mais de 10 metros. De fato, a maior sucuri de que se tem registro por fonte confiável media 11,6 m, e foi encontrada pelo marechal Cândido Rondon, no início do século XX.
Quanto aos ataques, existem alguns casos de vítimas humanas, tal como o de um menino índio de 12 anos, que foi devorado por uma sucuri de grande porte, na década de 1980. Também houve o caso de adultos nativos que estavam embriagados, à beira do rio, e foram sufocados ou afogados antes de serem devorados. Estes casos foram fotografados e hoje as imagens são vendidas como suvenir na rodoviária de Ji-Paraná.
Saúde
Podem viver até 30 anos.
Preço
Não tem um preço certo para pessoas que pensam em comprar esse animal no Brasil.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.