Quem tem cachorro e gato dentro de casa, ou apartamento, sempre fica na dúvida quando se trata da alimentação dos animais, pois os cães sempre dão um jeito de experimentarem a ração do felino.
Os gatos são mais independentes, não gostam de horário definido para as refeições e isto faz com que a ração deles esteja à disposição o tempo todo. O cachorro então resolve ir lá experimentar, gosta e volta sempre.
Mas será que tem algum problema deixar o cachorro comer a ração do gato?
Outro problema para manter o cachorro distante da ração do felino é que eles acham esta ração bem mais interessante, pois é um alimento rico em nutrientes, gordura e proteína.
O gato tem o paladar bem mais refinado, é exigente quanto a sua alimentação e isto faz com que sua ração seja melhor elaborada, o que acaba agradando também aos cães.
Quando um cachorro come a ração do gato, não acontece nada com ele, então o dono pode ficar tranquilo quando isto acontecer. Entretanto, isto não pode de forma alguma se tornar rotineiro, porque cada ração é preparada exclusivamente para cada tipo de animal. A ração do gato tem exatamente o que ele precisa, assim como a do cão.
Um dos problemas que pode ocorrer com seu cão, se ele ficar comendo a ração do gatinho, é começar a ganhar peso e pode até ser que ele não queira mais a ração que é dele e aí o problema vai ficar ainda mais difícil de ser resolvido.
A ração para gato tem em sua fórmula tudo que os felinos precisam no dia a dia. Elas não são preparadas pensando nos cães. Gato precisa de uma quantidade maior de proteína no seu dia a dia, se comparado com o cachorro, além das vitaminas do complexo B.
Além do ganho de peso, se o cachorro ficar comendo a ração do gato, ele poderá apresentar problemas digestivos, por causa da alta quantidade de gordura ingerida. Depois de algum tempo, seu cão poderá apresentar sintomas como diarreia e também vômito. O cachorro ainda poderá apresentar a longo prazo, doenças renais, já que não consegue eliminar a proteína extra ingerida, através da ração para gatos.
VEJA TAMBÉM: Gatos podem comer ração de Cachorros?
A dica para impedir que o cachorro comece a comer a ração do gato, é servir a refeição para eles em locais diferentes e tente encontrar uma forma de colocar a ração do gato em um local onde somente ele tenha acesso. Pode até ser um lugar mais alto, onde o cachorro não alcance.
A ração do gato precisa ficar à disposição dele, para quando sentir vontade, já que não gostam de horários definidos para se alimentarem. Acostumando seu gatinho a ir em um lugar mais alto, ou isolado do cachorro, os problemas irão acabar.
Algumas pessoas acham bonito, ver o cão e o gato se alimentando juntos, pensando que isto é sinal de amizade, mas este costume, com o tempo, traz prejuízos para a saúde do cachorro, então fique bem atento para que seu cão não coma a ração do gato.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário encontrado.