O Terrier Japonês, também conhecido como Nihon, ou Nippon Terrier, é uma raça descendente dos Terrier de pelo curto, levados ao Japão pelos Holandeses no século XVIII.
Origem
O Terrier Japonês (em japonês: 日本語), também conhecido como Nihon, ou Nippon Terrier, é uma raça descendente dos Terrier de pelo curto, levados ao Japão pelos Holandeses no século XVIII.
Foi desenvolvido a partir do século XVIII nas proximidades de Kobe, e Yokohama. Chegaram ao Japão juntamente com os holandeses, tendo sua base de raça que fosse voltada para os Terriers britânicos importados, nomeados Fox Terriers de pelo liso. Estes passaram a ser cruzados com raças locais, o que resultou em um cachorro mais leve. Seu tipo físico definitivo foi fixado em torno do ano de 1930. Apesar disto, foi reconhecido no Japão somente em 1940, acabando quase por ser extinto na segunda Guerra Mundial. É uma raça bastante rara dentro de seu próprio país. Os primeiros exemplares chegaram à França somente em 1991.
Atualmente a raça é protegida por uma sociedade de veterinários japoneses, que estão empenhados em garantir a sobrevivência de diversas raças de cachorros japonesas que estão na mesma situação.
Características
Tem o corpo branco com pinceladas de preto, a cabeça toda preta, e o porte elegante, e aerodinâmico. Como traços de sua aparência geral, é um cachorro de pequeno porte, bastante sensível. Possui sua região craniana em geral poderosa sem que seja grosseira. Longa e bem proporcionada ao seu tronco. Sua região facial é bastante peculiar, conta com um focinho menor do que o crânio, sua trufa é preta, e bem desenvolvida. Stop bem definido. Possui lábios finos e bochechas lisas próximas ao maxilar. Sua mordedura conta com maxilares fortes e proporcionados para a finalidade da caça.
Os olhos são escuros, avelã escuros, não muito grandes, não proeminentes e bem inseridos. Suas orelhas são de tamanho pequeno para médio, portadas para frente, inseridas no nível do crânio. O que permite uma mancha escura na base das orelhas. Acompanhada de forma comum a um revestimento claro. As orelhas em cor rosa ou de abano são indesejáveis. Seu pescoço é moderadamente longo e forte, porém sem barbelas. Seu tronco possui a linha superior nivelada. A cauda bem inserida e não muito grossa. Costuma ser empinada, mas nunca sobre o dorso. Amputada de forma que permaneçam dois terços de seu comprimento original assumindo um equilíbrio proporcional. É permitida ainda a manutenção de sua cauda na íntegra.
Sua movimentação observada na ida e volta, conta com membros que trabalham corretamente direcionados para frente. Cotovelos trabalhando ajustados ao tórax. De perfil a movimentação é fluente e suavemente coordenada.
Possui uma pelagem com pelos curtos, lisos, densos e também brilhantes. Sua coloração base é tricolor com preto e castanho, além de branco na cabeça, branco com manchas pretas, marcação preto e castanho no tronco.
Peso: | Aproximadamente Macho e Fêmea de 4 kg a 6 kg |
Altura | Aproximadamente Macho e Fêmea de 30 cm a 33 cm. |
Grupo: | 3 |
Funções: | Cachorro de caça e companhia |
Grau de Atividade: | Alto |
Pelo: | Curta, densa e brilhante |
Cor: | Tricolor com preto e castanho, além de branco na cabeça, branco com manchas pretas |
Nome de Origem: | Terrier Japonês |
Pais de Origem: | Japão |
Registro FCI: |
Temperamento
Seu temperamento é altamente vivo e alegre, além disto, possui uma característica bastante interessante, como por exemplo, ser alerta e vigilante ao mesmo tempo.
Por ser de atitude bastante leal, e fiel ao seu dono torna-se um bom companheiro em casa, na maioria das vezes faz tudo para chamar a atenção das pessoas que estiverem ao seu redor, mostrando o quanto é alegre e brincalhão. Bastante familiarizado com seu mestre, tornar-se inclusive super protetor do mesmo. Extremamente sensível a qualquer tipo de situação que considera perigosa para seu dono, e faz isso com latidos fortes.
Agradável ao olhar e bastante inteligente costuma aprender rápido tudo o que lhe é ensinado, e adora isto, novos truques, e novas técnicas é um prato cheio para a raça. Apesar disto caso seja repreendido poderá tornar-se tímido e reservado, deixando até mesmo de brincar.
É excelente para lidar com crianças de todas as idades.
Curiosidades
O Terrier Japonês é um dos exemplares mais interessantes e enigmáticos entre todas as raças de cachorros conhecidas, e catalogadas ao redor do mundo. Utilizados exclusivamente pela nobreza, tratados por muitas pessoas como reis.
Praticamente desconhecido fora do país oriental, é raro até mesmo para os japoneses. Tem nos cruzamentos artificiais para miniaturização, um grande problema para o aumento de sua população.
Apesar de ser bastante raro, tem aumentado a procura por esta raça, devido a sua fácil adaptação para ambientes menores, principalmente em países do oriente.
Dicas
Esta não é uma raça que necessariamente é conhecida pelas suas grandes habilidades, mesmo assim apresenta algumas características que, quando bem utilizadas pelos seus donos, podem realmente transformar-lo em uma raça muito interessante. Por exemplo, a ligação com o seu dono realmente é muito grande, e isso faz com que ele obedeça a apenas uma pessoa, mas ao mesmo tempo transformar-se em um cachorro extremamente devoto.
Preferem a vida junto de uma família, e de preferência dentro de casa já que são muito sensíveis ao frio, podem ainda precisar de agasalhos quentes nas épocas mais frias do ano. Costumam ser muito amorosos, leais, e afetuosos com seus donos.
Excelente para apartamento, de qualidade bastante apreciada no Japão, onde os espaços para criação não costuma ser muito grande, mas precisa ser exercitado regularmente, de preferência com passeios diários. Devido a contar com um pelo muito curto, não precisa de muitos cuidados, bastando apenas utilizar-se uma escovação regular, uma vez por semana.
Esta é uma raça que não costuma dar muito trabalho, mas também valoriza muito às questões relacionadas ao espaço. Ele precisa de um local determinado, onde possa correr livremente, acompanhado por outras pessoas ou animais, ou simplesmente sozinho, com o objetivo de exercitar-se. Caso fique muito tempo dentro de um espaço pequeno, e que não consiga movimentar-se, poderá canalizar a energia que sobra para destruir qualquer coisa que vê pela frente.
Saúde
O problema maior para a saúde deste animal não está apenas relacionada a uma possível perda dos bens materiais, mas principalmente por causa dos problemas que o próprio cachorro poderá ter. Roer objetos de madeira que estão na casa, e assim ter alguma doença estomacal.
Outro problema de saúde que o cachorro pode ter é relacionado ao frio. Ele realmente não tolera ambientes muito frios, sendo que é muito recomendado que as pessoas coloquem os animais em ambientes mais aquecidos. Mas, em termos de quadros de saúde, de um modo geral, o cachorro consegue realmente adaptar-se a diversos ambientes. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.
Preço
O Preço médio do Cachorro Terrier Japonês pode variar de R$2.000,00 a R$5.000,00
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.