O cachorro Shiba Inu ou mais conhecido como “Shiba”, são autoconfiantes e ousados, sendo uma ótima opção como cão de guarda, ficam sempre em alerta protegendo seu território e são um pouco reservados com os estranhos. Saiba aqui o preço e as características dessa raça antes de levar um exemplar para a sua casa.
Origem
Como acontece na grande maioria de raças de cães antigas, a origem do Shiba Inu é bastante controversa, mas com certeza é uma das mais antigas raças japonesas. Estudos demonstraram que essa raça foi introduzida no Japão a pelo menos 1000 a.C, mas alguns pesquisadores acreditam que tenha sido muito antes.
Especula-se que a raça tem origem na China, onde havia cachorros selvagens com as características similares, a chegada desses cães no Japão aconteceu depois que começaram a ter migrações da civilização pela Coréia.
O Shiba Inu é o menor cão entre as raças nativas do Japão, foi desenvolvida originalmente para ser um cachorro de caça, tanto de aves, como lebres, raposas e texugos. Apesar do seu porte físico e tamanho, esses cachorros caçavam javalis, veado e até ursos. Houveram três variedades dessa raça (San In Shina, Mino Shiba e Shin Shu Shiba), cada um vivia em uma região diferente do Japão.
Apesar de falarmos de uma raça muito antiga, o primeiro padrão oficial foi registrado em 1934, em 1936, o shiba virou patrimônio cultural do Japão. Após a Segunda Guerra Mundial, a raça esteve praticamente extinta devido a uma epidemia de cinomose, mas graças ao esforço e trabalho dos criadores de diversas partes do país, conseguiram retomar e recuperar a criação da raça. O padrão do shiba que conhecemos hoje em dia, foi redigida em 1992 e diferencia do anterior quanto a questão da coloração. Antigamente existiam sete diferentes cores, hoje existem cinco. Foram abolidas a cor branca por causa da diminuição da cor vermelha nos descendentes, a mais comum da raça, e o tigrado que geralmente produzia exemplares pequenos, dando as características de outra raça japonesa, conhecido por Kai.
Os primeiros exemplares de Shibas chegaram na América em 1954 e foi reconhecida oficialmente pelo grupo AKC (American Kennel Club) em 1993. Hoje em dia o Shiba Inu é uma das raças mais populares do Japão, sendo como um cão de companhia, porém, é pouco conhecido no ocidente, no Brasil, apesar da diferença de tamanho, o Shiba é confundido pelo Akita, o que torna a raça pouca conhecida pelos brasileiros.
Características
O Shiba Inu é uma raça considerada de porte médio, a raça tem um tamanho que varia entre 36 a 39 centímetros, já o seu peso pode oscilar entre 9 e 14 quilos. Tem uma pelagem dupla, de comprimento médio dura e reta, com o sub-pelo macio e denso. As cores que são aceitas hoje em dia são, vermelho, sésamo, preto sésamo, vermelho sésamo e preto com marrom.
Uma característica forte dessa raça é chamada de Urajiro, que seria os seus pelos esbranquiçados nas laterais do focinho e das bochechas, embaixo da mandíbula e do queixo, na parte inferior da cauda, na parte interna das pernas, no peito e no estômago. Suas orelhas tem um formato triangular e pontudas, sua cauda é enrolada.
Peso: | De 9 a 14 kg |
Altura: | 36cm a 39cm |
Grupo: | |
Funções: | Companhia |
Grau de Atividade: | Baixo |
Pêlo: | Pelagem dupla, de comprimento médio dura e reta |
Cor: | Vermelho, sésamo, preto sésamo, vermelho sésamo e preto com marrom. |
Nome de Origem: | Shiba Inu |
Pais de Origem: | Japão |
Registro FCI: |
Temperamento
Trata-se de um cachorro muito brincalhão e muito ativo quando ainda é filhote, e muito ousado, independente e obstinado na fase adulta, fazendo brincadeiras com o seu dono somente na hora que eles querem, caso contrário, gostam de ficar sozinho no seu canto, sem serem perturbados. É um cachorro que gosta de ficar se movimentando constantemente, não recomendado para as pessoas que moram em apartamentos, a não ser que tenha tempo de sobra para praticar atividades e caminhadas com o seu cão durante uma boa parte do tempo diariamente.
Alguns exemplares tendem a ser dominantes. É uma boa opção para as pessoas que procuram um cachorro de guarda, são zeladores pelo seu território e ficam sempre em alerta a qualquer movimentação estranha de seu domínio e são muito reservados e desconfiados com os estranhos. É uma raça bastante vocal e alguns tendem a latir bastante.
Curiosidades
Existe um fato muito curioso com essa raça, dizem que os fabricantes de brinquedos encontraram no shiba o jeito e os traços para fazer os ursinhos de pelúcia.
Dicas
É uma raça que precisa de muito exercícios diariamente, seja com brincadeiras desgastante em seu quintal, uma longa caminhada de coleira ou com uma boa corrida em uma área segura. Sua pelagem dupla precisa ser escovada duas vezes por semana, principalmente em época de troca de pelos.
Saúde
O Shiba Inu tem uma expectativa de vida que gira em torno de 12 a 15 anos, é uma raça considerada saudável, podendo apresentar poucos problemas de saúde com o passar dos anos, como por exemplo, luxação nas patas. É recomendado que faça exames de rotina com o seu cão para mantê-los sempre saudáveis.
Preço
É uma raça desconhecida no Brasil, existem poucos criadores dessa raça em nosso país, um filhote dessa raça pode variar de preço devido a sua genética e histórico de sua família, você pode encontrar um exemplar dessa raça a preço que varia entre R$ 4000 e R$ 6000.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.