O cachorro Nova Escócia Duck Tolling Retriever (em inglês: New Scotia Duck Tolling Retriever) é uma raça cujo nome nasceu de sua função original nas caçadas, veja abaixo suas características, preço dos filhotes, temperamento, curiosidades e dicas sobre esse lindo cão.
Origem
Nova Escócia Duck Tolling Retriever (em inglês: Nova Scotia Duck Tolling Retriever) é uma raça cujo nome nasceu de sua função original nas caçadas. Originário das províncias marítimas do Canadá, mais concretamente do distrito Little River, crê-se que a sua herança genética é partilhada com os Cães de Água, Golden Retriever, Cocker Spaniels, Setters Irlandeses, e com o Chesapeake Bay Retriever. Inicialmente, o Duck Tolling Retriever foi utilizado para o tolling, uma técnica utilizada na caça para atrair aves selvagens. Oscachorros ao movimentarem-se de um lado para o outro junto das margens, despertavam a atenção dos patos que, ao aproximarem-se, eram abatidos. Depois disso, o cachorro recuperava a ave abatida.
Apesar de ser uma raça com mais de 100 anos, só muito recentemente é que foi reconhecida e registrada nos organismos que regulam o mundo da cinofilia. Antes dos anos 50, estes cachorros também eram conhecidos por Little River Duck Dog, ou Yarmouth Toller. Em 1945, o Duck Tolling Retriever foi reconhecido pelo Kennel Club canadiano e, em 1974, foi fundado o Nova Scotia Duck Tolling Retriever Club of Canada, com o objetivo de promover, e proteger esta raça. Ele tornou-se assim uma das cinco raças puras canadianas, sendo que as outras são: Newfoundland, Labrador Retriever, Canadian Eskimo Dog, e o extinto Tahltan Bear Dog.
Na década de 80, foi reconhecido pelo FCI (Federation Cynologique Internationale) e foi importado pela Miss Geraldine Flack, para o Reino Unido. Em 1995, foi declarado cachorro da província da Nova Scotia. Em 2001, foi integrado na Miscellaneous Class do Kennel Club americano e, dois anos depois, passou a ser reconhecido no Sport Group daquela entidade. Atualmente, esta raça ainda é relativamente pouco conhecida, apesar da sua criação dos EUA estar já bem difundida. Na Europa, existem clubes desta raça na Holanda, e no Reino Unido.
Os Nova Scotia Duck Tolling Retrievers, mais conhecidos como “tolls” e “tollers” são os menores, e menos conhecidos cachorros do grupo dos retrievers, ou levantadores de caça.
Características
De porte médio, fácil de adestrar, tem estrutura compacta, e seu adestramento considerado fácil, característica comum aos retrievers. É um cachorro inteligente, obediente, asseado, belo, peludo e robusto.
A cabeça é larga e ligeiramente arredondada, e o chanfro é bem definido. Os olhos são de tamanho médio, e têm uma forma amendoada, e as orelhas são triangulares, de inserção alta, com portadas pendentes. A silhueta deste cachorro é compacta, e faz adivinhar uma construção forte. O peito é profundo, e os membros são musculosos. Os pés são palmípedes, e a cauda, com uma pelagem exuberante é trazida pendente.
A sua pelagem é moderadamente comprida e macia, e o subpelo é denso e ondulado, e é ainda a prova d´água, o que mantém aquecido. A sua cor é vermelho raposa, ou alaranjada, a raça apresenta marcações brancas que podem ser vistas nas patas, cauda e peito. Um cachorro de alta qualidade não deve ser penalizado por falta de branco, como é o caso de alguns Tollers totalmente vermelhos. A trufa deve ser da mesma cor, ou um pouco mais escura que o resto do corpo.
A altura varia entre os 45 cm a 50 cm, medidos sempre da altura da cernelha, e o seu peso oscila entre os 17 kg a 23 Kg.
Peso: | Aproximadamente Macho de 20 kg a 23 kg e Fêmea de 17 kg a 20 kg |
Altura | Aproximadamente Macho de 48 cm a 51 cm e Fêmea de 45 cm a 48 cm |
Grupo: | 8 – Cachorros retrievers e levantadores |
Funções: | Cachorro de caça (levantador de caça) |
Grau de Atividade: | Alta |
Pelo: | Comprida e macia, e o subpêlo é denso e ondulado |
Cor | Vermelho raposa, ou alaranjada |
Nome de Origem: | Nova Escócia Duck Tolling Retriever |
Pais de Origem: | Canadá |
Registro FCI: |
Temperamento
Um animal extremamente inteligente, energético, e muito brincalhão com as crianças, no entanto, não é aconselhável deixá-lo sozinho com crianças muito pequenas. Perante estranhos é reservado, e é capaz de ladrar, mas não é agressivo.
Ele também possui um caráter firme e determinado, o que torna-o um pouco teimoso, especialmente se comparado a retrievers consideradas mais obedientes como o Golden Retriever, e o Labrador, mas ainda assim, por ser bastante inteligente, é capaz de aprender rapidamente, e de resolver problemas por conta própria.
Curiosidades
A forma de caçar do Toller é única: ele atrai a caça para a linha de tiro do caçador com os movimentos que faz com a cauda (enquanto procura o objeto – pode ser um graveto, uma bolinha, um brinquedo – que seu dono jogou na água). Como as aves são curiosas, vão ver o movimento e acabam ficando na mira do caçador.
Dicas
Os cachorros desta raça também são muito firmes, mas um pouco teimosos. São excelentes amigos, companheiros, e estabelecem uma relação de amizade muito forte com toda a família. Devem viver em locais que tenha espaço e precisam de atividades físicas com freqüência. Além disso, são sociáveis com crianças, sendo muito brincalhões e obedientes. Eles estão sempre dispostos a brincar e divertir-se ao lado do dono, tendo muita energia. A raça Nova Scotia Tolling Retriever, geralmente, tem sucesso em provas de agility.
O treino é uma tarefa normalmente fácil, uma vez que estes exemplares possuem uma notável capacidade de aprendizagem. Porém, este não deve ser muito repetitivo, já que eles aborrecem-se com facilidade. Necessita de ser desafiado pelo seu dono para jogos, e atividades ao ar livre, não só porque é muito energético, mas também porque aprecia estar na sua companhia. São cachorros incansáveis, que possuem uma alegria natural, e que não gostam de ser deixados sozinhos. Na verdade, viver com um destes exemplares implica um verdadeiro envolvimento por parte do dono, que não deve ser ausente.
A manutenção do seu pelo deve ser efetuada regularmente com uma escova de cerdas, e um pente. O banho não é aconselhável, uma vez que retira o óleo natural do seu pelo, que protege-o das baixas temperaturas.
Saúde
Trata-se de uma raça considerada bastante saudável. Em casos excepcionais, foram registrados alguns casos de atrofia da retina, e problemas na tiroide, por isso aconselha-se alguma atenção. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 14 anos.
Preço
Não tem um preço certo para pessoas que pensam em comprar esse cachorro no Brasil.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.