Tenho um cachorro e um gato e moro na região Nordeste, aqui faz muito calor e meus animais gostam de dormir perto do ar-concionado, faz mal para a saúde deles?
O Brasil é um país de clima tropical, sendo que o calor está presente na maior parte do ano, inclusive, em muitas cidades é preciso recorrer não só ao ventilar, mas até mesmo ao ar condicionado, para suportar os dias mais quentes e também as noites de verão. Ficar em um ambiente com ar condicionado, na época do calor, é muito melhor, inclusive na hora de dormir, ou até mesmo durante o dia. Mas será que cães e gatos podem ficar em um local onde tem ar-condicionado?
O que a maioria das pessoas pensam é que, como o calor faz mal para os cães e também os gatos, principalmente para aqueles que possuem muito pelo, eles ficaram bem melhores se estiverem em um ambiente com temperatura mais amena.
Especialistas afirmam que, de modo geral, não há problema algum em deixar os cachorros e também os gatos, em um local fechado, com ar-condicionado. Quando o calor está acima da média, os animais sentem muito, às vezes até mais que nós e deixá-los na sala, ou no quarto, com o ar-condicionado ligado, irá proporcionar a eles uma sensação bem melhor.
As recomendações para quem vai deixar seu cão ou gato em um ambiente com ar-condicionado, são as mesmas feitas para nós, por exemplo, ficar atento à temperatura de forma que ela não fique muito baixa, deixando o ambiente com 22 graus.
Uma temperatura menor que 22 graus pode até ser agradável para algumas pessoas, mas para os animais já começa a causar certo desconforto e eles ficam sentindo frio.
Uma boa dica é ficar atento ao pet e caso notar que ele está querendo sair do local é porque ali não está com uma temperatura muito agradável para ele.
Outra dica muito importante é não deixar o cão, ou gato, ficar próximo do local onde sai aquele vento gelado do ar-condicionado. O animalzinho pode vir a ter um choque térmico e até vir a causar alguma doença. Certifique-se que seu animalzinho de estimação vai estar a uma certa distância do ar-condicionado, para que possa curtir a temperatura mais amena, sem comprometer a saúde.
Importante ficar atento também à manutenção dos filtros do ar-condicionado, que devem estar sempre limpos, para não prejudicar as pessoas e também os animais. Lembre-se de dar a manutenção adequada no equipamento nas datas certas, para não causar nenhum transtorno e até mesmo doenças respiratórias.
Hoje no mercado existem vários produtos que ajudam a refrescar o dia dos animais e gatos, o importante é você se informar sobre todas as possibilidades e ver qual é a melhor para o seu animalzinho.
Também é sempre recomendável conversar com o veterinário, que conhece bem o seu pet, para saber se existe algum problema para o seu cãozinho ou gato, ficar em um ambiente com temperatura mais baixa.
Como o veterinário do seu animalzinho o conhece muito bem, irá deixá-lo mais seguro para colocar o cão, ou gato, na sala com ar-condicionado.
Leia Também: