O que muita gente não sabe é que cachorro pode vir a desenvolver pneumonia, então é importante conhecer os principais sintomas e principalmente, saber como tratar.
A pneumonia em cachorros tem sintomas diferentes de acordo com a causa e varia também de acordo com a idade do animal, seu estado de saúde e até mesmo o seu sistema imunológico. Um cachorro saudável, com boa saúde, resistirá melhor do que um cão mais idoso e com saúde debilitada.
A pneumonia em cachorros é perigosa e merece ser tratada com muita atenção, para que o pet não corra risco de morrer. Até uma doença que não foi tratada corretamente pode acarretar no surgimento da pneumonia e até uma simples gripe pode ser o início de algo mais grave.
Os cães de rua geralmente são os que mais apresentam o quadro de pneumonia justamente pela vida difícil que levam, estão sempre expostos ao tempo frio, bactérias, machucados, entre outros problemas que levam à pneumonia, mas isto não significa que o cão que mora em casa ou apartamento esteja totalmente livre da doença.
Sintomas da pneumonia em cachorros
Entre os principais sintomas da pneumonia em cachorros estão a tosse, fadiga, febre alta, secreções, o animal fica mais sonolento, com corrimentos nasais, desidratado, para se de alimentar e você poderá notar que seu latido fica mais rouco.
Estes sintomas nem sempre são claros e muitas pessoas acabam nem percebendo, por isto é tão importante prestarmos mais atenção em nosso pet, ver se ele está agindo de forma diferente ou se apresenta um comportamento diferente.
Como tratar a pneumonia em cachorros
O tratamento da pneumonia em cães não é fácil, até porque este tratamento varia de acordo com o agente causador. Quando o cão apresenta sintomas mais amenos o tratamento pode ser feito em casa mesmo e o uso de antibióticos já deverá resolver o problema.
Mesmo assim é importante levar o cachorro ao veterinário para que ele possa prescrever o antibiótico correto e possivelmente irá indicar a reposição de líquidos e se for o caso também de oxigênio no caso do animal não conseguir respirar com facilidade.
Entretanto, os casos mais graves de pneumonia em cachorros requer um atendimento especial e o animal precisará ficar em uma clínica para ser devidamente cuidado.
O importante é sabermos que, ao detectar os possíveis sintomas da pneumonia, o cão deve ser levado imediatamente ao veterinário.
Alguns destes sintomas podem ser bastante parecidos com uma gripe canina e acontece do dono do animal achar que com alguns dias seu cãozinho irá melhorar, mas isto é um risco muito grande porque se for o começo de uma pneumonia, com o passar dos dias ela irá é agravar.
Se o diagnóstico da pneumonia for precoce, as chances de seu amigão ter a saúde restabelecida rapidamente serão muito maiores. E seu cachorro depende de você para cuidar da saúde dele, então nunca espere para levá-lo ao veterinário, pois quanto antes ele for tratado, mais fácil será o tratamento.
LEIA TAMBÉM: