Meu cachorro pode estar com febre? Quais os sintomas? O que devo fazer?
Toda pessoa que tem um cachorro em casa precisa ficar atenta, pois diferente do ser humano, o animalzinho pode estar sofrendo e como ele não sabe falar, acaba não sendo cuidado.
Ao longo da vida de um cãozinho podem surgir uma série de complicações no que diz respeito à sua saúde e é o dono deste animal que é o responsável por zelar do seu bem estar. E como seu cãozinho não sabe reclamar, fique atento aos sinais para saber se há algo de errado, por exemplo, a febre é sempre um indicativo de que tem algo errado com seu bichinho de estimação e não pode de forma alguma ser ignorada.
Um cão saudável tem a temperatura média entre 37,5 a 39,5 graus e é bom verificar se seu animalzinho não está com febre porque ela é quem identifica muitas doenças e infecções no animal e quanto mais cedo você diagnosticar o problema, maiores serão as chances de cura e mais fácil será o tratamento, além do cachorro sofrer menos.
Quando o cachorro está em estado febril pode ser por causa de uma gripe, uma virose ou até mesmo uma doença mais grave, por isto ele deve ser levado o quanto antes ao veterinário para que os exames possam ser feitos, o problema detectado e você inicie logo com a medicação correta.
Entre as principais doenças que ocasionam febre no cachorro, temos: leishmaniose, raiva, Piometra, leptospirose, entre muitas outras. Boa parte das febres detectadas nos cachorros não possuem um motivo aparente e você tem aí um motivo a mais para procurar um bom veterinário, pois é esta consulta ao profissional que irá determinar o porque da febre.
Jamais dê algum medicamento ao cachorro com febre baseando-se em “conselhos”de amigos ou vizinhos e muito menos em pesquisas feitas na internet, pois sua intenção pode ser boa, mas o resultado pode ser desastroso. Para saber exatamente a temperatura corporal de um cão a única forma é medir a temperatura, mas é importante levar alguns fatores em consideração, por exemplo, se está fazendo muito calor, se o cão estava praticando alguma atividade física, etc.
Se você constatar, após esta medição, que a temperatura já está acima dos 39,5°C então é hora de começar a se preocupar, pois quando a temperatura ultrapassa os 40°C ela se torna perigosa para o animal que precisa ser cuidado urgentemente.
Para verificar a temperatura de seu cachorro você pode usar um termômetro comum, destes que são usados por nós, entretanto não se pode misturar mais, ou seja, o termômetro usado pelo cão deve ser usado somente por ele, pois o instrumento é introduzido no ânus do animal onde deve permanecer por 2 minutos e então é retirado e a temperatura pode ser conferida. Mas no mercado já encontramos termômetros específicos para cães, inclusive o modelo que é colocado na orelha do animal.
Lembre-se que cachorro com febre pode ter inúmeras causas, então entre em contato com o veterinário por telefone para saber qual medicamento correto deve ser utilizado, mas o ideal é que o animal seja levado ao profissional o quanto antes e assim possa ser feita uma avaliação precisa.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.