O cachorro Beagle Harrier é uma raça de farejadores originária da França, existem duas teorias para a origem do Beagle Harrier. A primeira defende que a sua origem é francesa, e remete o cruzamento daquelas duas raças para os finais do séc XIX. Baron Gérard Grandin teria sido o criador francês que arriscara tal cruzamento, com o intuito de obter um sabujo com a constituição física do Harrier e os instintos do Beagle para a caça.
Origem
Não muito diferente de seus parentes, o Beagle Harrier é maior, mais pesado que o Beagle em cerca de 10 cm e 10 kg, respectivamente. A segunda teoria desvenda que esses cruzamentos tinham acontecidos na Grã-Bretanha (séc.XVII), mas que foram mal aceitos por alguns cinófilos que pretendiam preservar a pureza original daquelas duas linhagens. A resistência encontrada, fez com que as crias fossem exportadas para França, onde adquiriram considerável prestígio sob a orientação do Baron Gérard Grandin.
A primeira versão é a que parece reunir maior consenso, uma vez que naquele país de criação deste sabujo adquire dimensão e notoriedade. Baron Gérard Grandin é inclusive o autor do primeiro standard desta estirpe, que estabilizou-se por volta de 1987. Durante o seu desenvolvimento várias, foram as vozes que pretenderam tornar, ora dominante a influência do Beagle, ora salientes os atributos físicos do Harrier. Tal revelou-se em vão, na medida em que o Beagle Harrier herdou equilibradamente o patrimônio genético dos seus antecessores.
De porte médio demonstra ser incansável tanto na caça de veados e javalis (especialidade do Harrier), como na caça de raposas e lebres (especialidade do Beagle). A sua constituição harmoniosa e resistente permite-lhe caçar durante horas, e diz-se que é extremamente persistente a desempenhar esse papel. Ainda hoje estes exemplares trabalham em pequenas matilhas. Apesar de ser considerado um canino cheio de energia, afetuoso e brincalhão, não é tão popular quanto seu ancestral, e é criado quase que exclusivamente para caçar. O standard foi oficialmente reconhecido pela Federation Cynologique Internacionale em 1974.
Características
Uma raça harmoniosa, equilibrada, distinguida, ágil e vigorosa. O seu crânio é largo, e o chanfro não é definido. O focinho é afilado de perfil, os olhos são castanhos, e bem abertos. As orelhas de inserção alta são achatadas. O peito é profundo, e as costelas são ligeiramente curvas. O dorso é musculoso e firme, tal como o lombo. As patas são longas, musculosas, redondas e dotadas com almofadas espessas e duras.
A sua pelagem é curta, achatada e espessa, e é permitida uma vasta gama de cores, apesar das variantes tricolores e, preta serem as mais comuns. De porte médio, cuja altura média nas espáduas varia entre os 43 cm a 48 cm, e o peso médio é aproximadamente de 20 kg.
Peso: | Macho e Fêmea de 20 kg a 25 kg |
Altura: | Macho e Fêmea de 43 cm a 58 cm |
Grupo: | Grupo 6 – farejadores e raças assemelhadas |
Funções: | Cachorro de caça |
Grau de Atividade: | Alto |
Pêlo: | Curto, achatado e espesso |
Cor: | Vasta gama de cores, apesar das variantes e pretas serem mais comum |
Nome de Origem: | Beagle Harrier |
Pais de Origem: | França |
Registro FCI: | 290 |
Temperamento
Harries são muito extrovertidos e brincalhões, e definitivamente gostam de estar acompanhados por pessoas ou outros cachorros. Geralmente são tolerantes e dóceis com crianças. É recomendado manter vigilância caso eles fiquem em companhia de outros animais de estimação não-caninos, como gatos ou hamsters, pois pode vê-los como presa. Apesar de gostar de companhia, ele não exige atenção, e pode entreter-se sozinho, basta que você assegure-se que ele não meta-se em encrenca. É independente e teimoso, que precisa de forte treinamento de obediência, não sendo aconselhado para proprietários inexperientes. Ele vai alertá-lo de qualquer ruído estranho ou visitante que chegue a casa, mas não é bom de guarda por ser muito amigável, e tratar os estranhos como velhos amigos.
É talhado para a caça, pelo que é dominante na sua personalidade a determinação, independência, persistência e bravura. Por vezes são considerados um pouco teimosos, o que pode dificultar os treinos. São muito ativos fora e dentro de casa, pelo que exigem donos à altura.
Curiosidades
Raramente é criado como cachorro de companhia, e fora da Inglaterra e da França, onde é utilizado especificamente na caça, em pequenas matilhas, dificilmente é encontrado.
Dicas
Beagle adulto deve ser alimentado com uma dieta equilibrada, com calorias restritas para não ganhar muito peso. No Filhote de Beagle a dieta durante o crescimento condiciona a saúde do cachorro na fase adulta. A plena satisfação das necessidades nutricionais do cachorro em crescimento possibilita assegurar essa etapa crucial em sua vida.
Ativo, com muita energia e resistência, precisa de bastante exercício diário para não tornar-se entediado e destrutivo. Como um cachorro que gosta de explorar e seguir pistas, sua área deve ser cercada de forma a que ele não possa saltar ou escavar por baixo. Em áreas abertas, como parques, deve ser mantido em coleira sob risco de ele perseguir um esquilo ou coelho. A sua pelagem precisa de ser escovada regularmente com uma luva, e sabujo por forma a eliminar os pelos mortos. Adaptam-se melhor a viver no exterior.
Saúde
Harriers são geralmente saudáveis, mas tem tendência a desenvolver displasia de anca, uma condição hereditária em que o fêmur não encaixa-se corretamente na articulação do quadril. Apesar de hereditária, pode ser desenvolvida por fatores ambientais, tais como crescimento rápido, graças a uma dieta de alto teor calórico, ou lesões adquiridas após alguma queda ao saltar ou cair. Expectativa de vida varia entre 10 anos a 13 anos.
Preço
O preço médio pode variar de R$ 1.500 a R$ 3.000.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.