Quais são os sintomas e como tratar ansiedade em cães?
Muitas pessoas que enfrentam problemas com seus cachorros não sabem que o problema pode ser pelo fato de animal estar ansioso. O cão às vezes é visto como teimoso, desobediente, inquieto, agitado, mas na verdade o que está acontecendo é que ele está com ansiedade e é importante detectar exatamente o problema para tratar da forma correta.
São vários os sintomas de um cão com ansiedade e o problema pode surgir a qualquer momento, tanto em filhotes como também nos animais mais velhos. E é bom ficar atento ao que acontece no ambiente onde o animal vive, porque vários fatores podem desencadear esta ansiedade, desde uma separação a barulho em excesso.
A ansiedade canina pode ser causada por medo, trauma, ausência constante do dono e este distúrbio chega a comprometer o bem estar do cão, afetando também seus hormônios e podendo vir a causar problemas de saúde graves.
A boa notícia é que o sintoma da ansiedade no cachorro pode ser identificado logo e assim tratar o quando antes, mas isto vai depender do grau e até do tipo de ansiedade. A dica é procurar resolver o problema no início para não se agravar.
Sintomas de cães ansiosos
Cachorro ansioso é sempre mais hiperativo e faz de tudo para chamar a atenção do dono. Se o seu pet começar a se comportar desta forma, já pode desconfiar. É importante que a pessoa conheça muito bem seu cão, para que possa perceber qualquer mudança de comportamento que ele venha a ter.
Se o cão começar a dormir demais, ou perder o sono, por exemplo, é porque algo não vai bem. Geralmente o cachorro ansioso tem uma postura submissa, ficam com o olhar fixo e se tornam mais agressivos, deixam as orelhas sempre para trás e perdem o apetite.
Como acabar com a ansiedade do cão
Quem tem um cão ansioso em casa precisa saber que resolver este problema lea tempo, então será preciso ter muita paciência para ajudar o amigo de quatro patas. A ajuda de um veterinário será de fundamental importância, para que ele possa instruir sobre como agir com o animal e as dicas precisarão ser seguidas à risca.
Outro detalhe importante é que neste processo, toda a família precisará ser envolvida, ou seja, deverão evitar barulhos, precisarão se revezar para o cachorro não ficar sozinho e terão que tomar cuidado redobrado, pois o pet precisa de um carinho extra nesta fase.
Também é importante mudar a rotina do animal para ajudar a combater a ansiedade, então passeie mais com seu cachorro, leve-o a lugares com muita árvore e verde, locais mais tranquilos. Brinque mais com o cão e ajude-o a ficar mais calmo. Sempre que ele ficar agitado, pare e espere que ele fique quieto, para que possa entender que não precisa agitar para ter sua atenção.
Não existe uma única coisa a ser feita para ajudar a acabar com a ansiedade de um cão. Isso varia muito de um animal para o outro, por isso é muito importante observar o cachorro, ver qual nova postura ele adotou e analisar o ambiente para descobrir o que pode estar causando o problema. Vá mudando a rotina do animal aos poucos e sempre atento para descobrir o que é que faz bem para ele. O importante é nunca deixar o problema de lado, é preciso ficar atento porque a ansiedade é extremamente prejudicial aos cães e eles dependem muito de seus donos para ajudá-los também nesta hora.
Nenhum comentário encontrado.