Muitas pessoas gostam de ter um coelho doméstico em casa, pois são fofos, divertidos, uma ótima companhia, só que é preciso ficar muito atento quanto à saúde desses animais. A higiene do local onde eles ficam precisa ser feita diariamente e a alimentação também merece uma atenção especial, do contrário eles poderão contrair algumas doenças.
Veja quais são as principais doenças dos coelhos domésticos:
Resfriado
Não acontece com muita frequência, mas o coelho doméstico pode se resfriar e nesse caso precisará de cuidados especiais. O coelho começa a espirrar repetidamente e apresenta secreções nasais.
O resfriado no coelho doméstico ocorre geralmente por mudança brusca de temperatura, mas há outros motivos que ocasionam o problema. Se não tratado, o resfriado poderá evoluir para uma pneumonia e aí a situação agrava.
O local onde o coelho fica deve estar sempre limpo, seco e protegido de possíveis correntes de ar.
Diarreia
Quando o coelho doméstico sofre de diarreia ele passa por uma desidratação muito rapidamente e pode até morrer. Os motivos são os mais variados, mas geralmente a diarreia surge em decorrência de alimentos mal conservados, ou então a presença de alguns parasitas na comida do animal.
O coelho poderá apresentar inchaço no ventre, parar de comer e até ficar mais quieto.
O tratamento é feito com muita água para hidratá-lo o mais rápido possível e levá-lo a um veterinário para que não corra risco de morrer.
Sarna
É uma doença grave e por ser contagiosa precisa ser combatida urgentemente. Assim que notar que um coelho tem sarna, ele deverá ser isolado no mesmo instante. A sarna pode se espalhar por todo o corpo do coelho doméstico, diferente da sarna auricular que fica apenas na orelha.
Os parasitas ficam escondidos sob a pele do animal e se alimentam do sangue. O local onde os parasitas picam, provocam irritações e logo vem as secreções. O local geralmente apresenta perda de pelo.
O veterinário deve ser procurado imediatamente para que ele possa fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento. O que nunca deve ser feito é usar remédios caseiros, ou indicados por amigos e vizinhos, pois isso pode piorar o problema, além de atrasar a ida ao veterinário que lhe indicará o tratamento adequado para o caso do seu coelho doméstico.
Conjuntivite
Se você notar que há secreção nos olhos do seu coelho, é quase certo que seja conjuntivite, doença ocasionada por uma infecção nas pálpebras. Geralmente o tratamento é feito com a utilização de colírio específico, que deverá ser prescrito por um veterinário.
Você não deve jamais utilizar qualquer colírio que tenha em casa, nos olhos do seu coelho. Somente o veterinário poderá lhe dizer qual é o colírio mais indicado e até mesmo se há necessidade de algo mais, pois cada caso preciso ser analisado de forma individual.
Muitas pessoas cometem o grave erro de querer usar remédios caseiros para tratarem as doenças de seus coelhos.
O correto é sempre levar o animal ao veterinário e assim que surgirem os primeiros sintomas de que algo esteja errado, assim ficará mais fácil combater a doença e fazer com que seu coelhinho fique bom logo.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário encontrado.