Uma raça de cachorro relativamente nova em território brasileiro, o Buldogue Americano antigamente era usado em provas de combate contra outros animais silvestres e domésticos, hoje em dia, é visto como um ótimo cão de guarda, protegendo e vigiando sempre o seu território e excelente companheiro para sua família, veja aqui o preço do filhote, seu temperamento, curiosidades e algumas dicas antes de levar esse lindo companheiro para sua casa.
Origem
O Buldogue Americano originou-se a partir do antigo Bulldog Inglês no século XVII, eram usados em jogos de aposta com combates contra touros, ursos e outras raças de cães. Com a proibição das rinhas de combate no século XVIII em 1835, a raça sofreu alterações, ficando mais curto, troncudo e menos atlético, passando a ser criados para serem mais gentis e mais relaxados, mantendo o padrão do Bulldog Inglês como conhecemos hoje em dia. Porém, um grupo de imigrantes de classe trabalhadora trouxe com eles seus cães de trabalho para o Sul da América do Norte, mantendo o tamanho e força dos padrões originais do Buldogue. No Brasil, a raça é relativamente nova, com os primeiros cães sendo trazidos a mais ou menos 10 anos.
Características
Considerado um cachorro de grande porte, o macho tem uma altura que vai de 60 a 70 cm, podendo chegar a pesar 55 kg, a fêmea tende-se ser um pouco mais baixa, chegando a medir 55 a 65 cm e tendo 30 a 40 quilos.
O Buldogue tem suas patas curtas e o corpo musculoso, sua cabeça é grande e volumosa, de formato quadrado, o seu focinho é relativamente curta, tendo de 2 a 4 polegadas, a ponta de seu nariz tem que ser sempre preta, mesmo com exemplares da raça de cor albina. Sua estrutura óssea é pesada e musculosa, garantindo uma grande força, principalmente em suas pernas.
Seu pelo é curto e macio, tendo uma variedade muito grande de cores, branco com todas as tonalidades de tigrado (Branco, vermelho, amarelo, azul, marrom, preto ou cinza), vermelho e branco, castanho e branco, bege e branco, preto e branco, marrom e branco, magno e branco, creme e branco, preto puro e albino.
Peso: | De 15kg a 20kg |
Altura: | Macho: de 50cm a 55cm Fêmea: de 47cm a 52cm |
Grupo: | Grupo 1 – cães pastores |
Funções: | Companhia e pastor |
Grau de Atividade: | Alto |
Pêlo: | Pêlo Semi longo: Semi longo denso e de textura média, com sub pêlo macio. Juba, culotes e cauda em píncel Pêlo curto: Curto denso e de textura média, com sub pêlo macio. |
Cor: | Marcas brancas no ventre, colar, patas, ponta da cauda e focinho. A cor mais comum é o preto mas também apresentar outras cores. |
Nome de Origem: | Border Collie |
Pais de Origem: | Grã-Bretanha |
Registro FCI: | 297 |
Temperamento
É um cachorro fiel e amigo com o seu dono e com sua família, sendo companheiro com os conhecidos, porém, são reservados e ariscos com estranhos. Na fase adulta, não gostam de dividir seu espaço com outro cachorro do mesmo sexo.
Apesar de estar sempre dispostos a proteger sua família, e o seu território, os Buldogues não costumam atacar os estranhos quando passam na frente de casa, principalmente na presença de seu dono.
Curiosidades
O Buldogue Americano é muito independente e costuma querer dominar o dono, portanto, devemos treiná-los e adestra-los quando filhote. E apesar da sua cara assustadora e aparência imponente, os cães dessa raça só atacam quando se sentem ameaçados.
São cachorros que adoram a companhia de sua família, portanto, sem a presença de alguma pessoa conhecida, costumam ficar tristes e deprimidos, podendo destruir tudo em sua volta.
Adoram conviver e brincar com crianças, porém, é uma raça que não tem noção de seu tamanho e força, quando estão brincando podem pisar e até pular sobre a criança, podendo machucá-lo, então esteja sempre presente nas horas de diversão de seus filhos com o seu cão, podendo assim evitar pequenos acidentes.
Dicas
A pelagem do Buldogue precisa ser escovada semanalmente para manter limpo e eliminar os pelos soltos. Por ser um cachorro criado a viver em grandes espaços como campos e fazenda, precisa de um quintal grande e bem espaçoso para passar os dias, além de fazer caminhada diariamente.
Sendo devidamente treinados e adestrados, é possível conviver com essa raça dentro de casa e apartamento, nesse caso, lembre-se que precisará redobrar suas atividades e caminhadas para gastar energia de forma saudável e equilibrada.
Saúde
O Buldogue Americano tem uma expectativa de vida de 10 a 15 anos, apesar de ser uma raça de grande porte, são cachorros muitos saudáveis, mas as vezes podem apresentar problemas de displasia coxofemoral, ou seja, a inserção do membro traseiro na cintura pélvica, uma doença ortopédica e hereditária, muito comum em cães de grande porte. Os primeiros sintomas aparecem principalmente quando estão com 4 a 7 meses de vida, com a dificuldade pra andar, o Buldogue pode não mexer o membro e o músculo pode atrofiar.
Preço
Um filhote de Buldogue Americano, hoje em dia, tem muita procura devido ao seu nível protetor de sua família e território, existem muitos criadores dessa raça espalhadas pelo no país. O filhote dessa raça pode ser encontrado com valores em média de R$ 900,00 a R$ 1,500
Leia Também: