Um cachorro compacto, forte, cara achatada e orelha de morcego, esse é o Buldogue Francês, apesar da sua cara de mau, é um cachorro dócil e muito carinhoso, veja aqui informações, curiosidades, dicas e preços dos filhotes dessa raça linda que encanta crianças e adultos.
Origem
O Buldogue Francês, também conhecido por Frenchie, tem a sua origem na Inglaterra, e teve como base da criação da raça os antigos Buldogues, no começo do século XIX. Em 1860, devido a evolução industrial, muitos ingleses migraram para a França levando seus animais domésticos, por serem tão pequenos, naquela época, era chamado de “ Buldogues Toy”, com o passar dos anos, o Buldogue se popularizou e começou a ser chamado de Buldogue Francês. Depois de muitos anos, a raça teve a sua volta para a Inglaterra para participar de uma exposição de cães, os ingleses ficaram nada satisfeitos com o nome de Buldogue Francês, por que era de origem inglesa, mas o sucesso desse pequeno cão já era tão grande, que era impossível voltar a trás.
Características
Com uma altura podendo chegar até 35 cm e tendo um peso médio de 8 a 14 kg, o Buldogue Francês é muito forte comparando com outras raças de porte pequena, suas patas são afastadas, em linhas reta, musculosas e fortes, suas pernas posteriores são mais fortes que as patas da frente, devido a sua pele, o rosto do Buldogue é um pouco enrugado. Seu pelo é curto, liso e brilhante, a sua coloração é variada tendo as seguintes combinações: Branco, preto, branco e preto, fulvo, tigrado, creme e marrom, cinza, azul e preto e marrom puro.
Os Buldogues têm uma orelha grande e pontudas, parecendo com as orelhas de um morcego. Sua cabeça é grande e larga com um focinho achatado, seus olhos são médios, arredondados e escuro, seu nariz e os lábios são pretos.
Peso: | Entre 8kg e 14kg |
Altura: | Entre 25cm e 35cm |
Grupo: | Grupo 9 – Cães de companhia Seção 11 – Cães Molossos de Pequeno Porte |
Funções: | Cão de companhia, cão de guarda |
Grau de Atividade: | Moderado |
Pêlo: | Lindo pêlo raso, cerrado, brilhante e macio. |
Cor: | Uniformemente colorido fulvo, tigrado ou não, ou com manchas limitadas (Pied).Fulvo tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes. |
Nome de Origem: | Bouledogue Français |
Pais de Origem: | França |
Registro FCI: | 101 |
Temperamento
Apesar de sua reputação agressiva e ter um rosto que podem assustar as pessoas, o Buldogue Francês é muito carinhoso, dócil e muito brincalhão, adoram ter companhias de crianças, e se derretem quando ganham um carinho da sua família. É muito calmo com os idosos, gosta do convívio em família fazendo brincadeiras e palhaçadas para chamar a atenção de todos.
Apesar de ser uma raça que adora a companhia da sua família e até mesmo de estranhos, o Buldogue costuma não ser sociável com animais domésticos e cães de outras raças. Por serem uma raça confiante, e muitas das vezes convencidos, os Buldogues franceses não são de latir constantemente.
Curiosidades
No começo do século XX, quando o Buldogue Francês ficou bastante conhecido, devido à falta de recursos na época, os comerciantes ingleses e franceses adquiririam esses cachorros para caçar ratos em seus comércios.
O cruzamento natural dessa raça não é aconselhável, pois o macho pode ficar cansado e ter uma parada cardiorrespiratória e para as fêmeas para parirem, é preciso fazer cesariana, pois a cabeça dos filhotes é larga demais para sair de parto natural.
Dicas
O Buldogue Francês é ótimo companheiro e acostumam facilmente em qualquer ambiente, desde um apartamento até uma casa com quintal pequeno, adoram passear e brincar em qualquer lugar, desde que estejam acompanhados pelo seu dono, o frenchie detesta ficar sozinho podendo destruir tudo que estiver em sua volta.
Por ser um cachorro que pode fazer companhia dentro de casa e exige pouca atividade física, é um cachorro que pode dar banho apenas uma vez por mês. Mas é sempre bom escovar os pelo uma vez por semana, apenas para tirar os pelos soltos.
Uma das principais preocupações que devemos ter com os Buldogues é as “dobrinhas”. É muito importante que ficamos atentos com as rugas que ficam no rosto dos cães, a umidade pode gerar problemas de pele. Procure sempre limpar as rugas com soro fisiológico e algodão, atentando sempre que após a limpeza deixar sequinhos.
Nunca incentiva seu cachorro a nadar e evitam de andar ou brincar com seu cão perto de piscina, lagos ou rio, os Buldogues não sabem nadar, como os Golden retrievers por exemplo.
Saúde
Os Buldogues franceses têm uma expectativa de vida que gira em torno de 13 a 15 anos, os principais problemas dessa raça estão relacionados com o coração e coluna, muito comum com cachorros de porte pequeno, por terem a pelagem curta, apresentam problemas de pele com o passar dos anos e podem apresentar problemas no ouvido, como por exemplo otite.
Preço
Hoje em dia existem vários criadores de Buldogues Francês, um filhote dessa raça pode custar de R$ 3,000, e dependendo dos pais, avós e bisavós, com pedigree e de ninhada campeã pode chegar a custar R$ 12,000.
Leia Também:
- Cachorro Buldogue Inglês: Preço Filhote, Características
- Cachorro Alano Espanhol (Buldogue Espanhol)
- Cachorro Buldogue Americano: Preço, Temperamento