Griffon de Bruxelas (em francês: Griffon Bruxellois) é uma raça de cachorros miniatura nomeada pela cidade de sua origem, Bruxelas, na Bélgica, saiba mais curiosidades, dicas e preço dos filhotes desse lindo cãozinho…
Origem
Griffon de Bruxelas (em francês: Griffon Bruxellois) é uma raça de cachorros miniatura nomeada pela cidade de sua origem, Bruxelas, na Bélgica. Em sua terra natal é tratada como raça distinta de seus parentes, os Griffon Belga, e Brabançon, embora em alguns outros países estes três caninos sejam vistos como uma única raça. De função inicial rateira (caçador de ratos), tornou-se de companhia, descrito dócil, e tolerante com outros cachorros.
A história é bastante confusa e misteriosa. Na França e nos países baixos, eram chamados de Griffons de Cocheira, uma vez que dividiam com os cavalos as cocheiras e, acreditava-se, que serviam para tranquilizar os equinos. Parece haver um consenso quanto às raças que deram origem aos Griffon de Bruxelas, e aos demais Griffons (que na verdade existem em 3 versões (Griffon de Bruxelas, Griffon Belga e Petit Brabançon). Há certo consenso que derivem dos Barbets, Yorkshire, Fox Terrier, Pug e, possivelmente, Affenpinscher.
A primeira aparição deles aconteceu em 1880, durante uma exposição canina, mas o primeiro padrão oficial da raça foi aprovado apenas em 1883, e a versão definitiva é de 1904.
A raça sofreu muito com a Primeira Guerra Mundial e por pouco não foi extinta, mas graças ao trabalho dos criadores, em especial dos ingleses, recuperou-se em termos de qualidade e número de exemplares.
Características
Este pequeno exemplar de companhia é uma raça bem balanceada, elegante e com boa ossatura. É um cachorro alerta, orgulhoso, robusto, elegante em seus movimentos, e atrai a atenção pela expressão quase humana.
A cabeça é a parte mais característica, típica da raça Griffon de Bruxelas. Este cachorro tem uma cabeça grande quando comparada ao tamanho do corpo, e apresenta um stop muito pronunciado. De coloração preta, a trufa é larga, colocada no mesmo nível dos olhos. O focinho é bastante curto, a ponto de nunca exceder o tamanho de 1,5 cm. Outra característica marcante é a mandíbula curvada para cima, larga, nitidamente prognata. Os olhos são largos, bem separados entre si, redondos, mas não protuberantes. A cor dos olhos costuma ser castanha, em tons escuros. As orelhas são tipicamente pequenas, portadas semi-eretas e caídas para frente. A cauda é inserida e portada alta, portada para cima, com a ponta em direção ao dorso, mas sem tocá-lo, e sem ser espiralada.
O tipo, a cor e a qualidade da pelagem é o que diferencia uma variedade da outra. O Griffon de Bruxelas e o Griffon Belga apresentam pelagem dura, com a presença de subpelo. O pelo é naturalmente áspero, ligeiramente ondulado, não crespo (essa pelagem dá ao Griffon de Bruxelas a vantagem de resistir a climas mais frios, e a neve, embora não seja eficiente sob temperaturas rigorosas). Já o Petit branbançon, também conhecido como Brabantino apresenta a pelagem mais curta, com pelo áspero, plano e brilhante. Outra característica distintiva é a guarnição da cabeça (barba e bigode). Nos Griffons, a guarnição começa debaixo do eixo- trufa-olho, e vai de uma orelha a outra, cobrindo o focinho e as bochechas com os pelos mais compridos do que no resto do corpo. O pelo deve ser mais longo também acima dos olhos, formando as típicas sobrancelhas.
A cor da pelagem é outra característica que diferencia as três variedades. Enquanto o Petit Brabançon apresenta as mesmas cores dos Griffons, porém com uma máscara preta. O Griffon de Bruxelas tem a pelagem vermelha ou avermelhada, às vezes com um pouco de preto na guarnição da cabeça. Já o Griffon Belga apresenta pelo preto puro, ou preto e castanho, cores que o standard oficial dá preferência. No entanto, o preto misturado com vermelho também é aceito.
Esta é uma raça considerada de pequeno porte. Os exemplares adultos, tanto machos quanto fêmeas pesam em média de 3 kg a 6 kg, e medir 20 cm, tem o seu adestramento considerado de dificuldade moderada.
Peso: | Aproximadamente Macho e Fêmea de 3 kg a 6 kg |
Altura | Aproximadamente Macho e Fêmea de 30 cm |
Grupo: | 9 |
Funções: | Cachorro de companhia |
Grau de Atividade: | Alto |
Pelo: | Duro, com a presença de subpelo. Naturalmente áspero, ligeiramente ondulado, não crespo |
Cor: | Vermelha |
Nome de Origem: | Griffon de Bruxelas |
Pais de Origem: | Bélgica |
Registro FCI: |
Temperamento
O Griffon de Bruxelas é um pequeno e gracioso cachorro de companhia, extremamente afetuoso, muito vivo, de notável inteligência, e muito bem balanceado. É um cachorro curioso, de temperamento alegre, e está sempre interessado no que acontece ao seu redor. É uma raça que não apresenta nenhuma agressividade, porém é um cachorro vigilante, orgulhoso, alerta. Os exemplares desta raça são freqüentemente descritos como ousados, teimosos, travessos e dotados de autoconfiança.
Apesar de toda essa vivacidade, e do alto nível de energia desses divertidos cachorros, não podemos esquecer que são de porte pequeno, e não toleram brincadeiras mais brutas. Portanto, é mais indicado para famílias que não tem crianças em casa, em especial crianças pequenas, e não é indicado para pessoas que passam todo o dia fora de casa, pois gostam, e precisam da companhia dos donos. Se deixados sozinhos por longos períodos, com certeza vão procurar alguma atividade para distrair-se, e podem até mesmo tornarem- se destrutivos.
Curiosidades
Existem algumas representações de exemplares muito semelhantes ao Griffon, como no quadro de Van Eyck, datado de 1434. Outros registros apontam que a Rainha Draga, da Sérvia, tinha um desses exemplares que salvou-lhe a vida, uma vez que, temendo ser envenenada, ela dava sua comida antes ao cachorro. De fato, um dia ele morreu envenenado.
Mas nada foi tão impactante para popularizar a raça quanto ter tido papel de destaque no sucesso mundial do cinema ´Melhor Impossível`, de 1997, quando o pequeno Griffon – Verdell – contracenava com o astro Jack Nicholson.
Na escala de obediência elaborada por Stanley Coren e publicada em seu livro ‘A Inteligência dos Cães’, o Griffon aparece em 59ª posição entre as raças pesquisadas.
Dicas
Como trata-se de uma raça com um elevado nível de atividade, eles precisam exercitar-se diariamente de maneira adequada, mas deve-se prestar muita atenção, e evitar estas atividades nos períodos mais quentes do dia, uma vez que o formato do focinho, achatado como o dos Boxers, Bulldogues e Pug, dificulta a refrigeração do cachorro, e pode levar até mesmo à morte.
Precisam de estímulo físico e mental, e devem receber a atenção necessária de seus donos. Eles estão sempre à procura da atenção dos mesmos, e costumam segui-los por toda a casa. Brincadeiras dentro de casa, e aulas de adestramento são sempre opções saudáveis, muito indicadas para esses pequenos peludos. Passeios de coleira também são muito bem aceitos, recomendados para reduzir o nível de estresse, e também para que eles possam exercitar-se.
Extremamente atento a toda movimentação da casa, são excelentes cachorros de alarme, uma vez que vão latir ao menor sinal de que há algo de estranho, ou diferente.
Por possui o pelo duro, requer alguns cuidados para sua manutenção. Não devendo ser tosado à máquina, e sim arrancado (stripping) para que não cresça demais, e perca a textura correta. Esse processo deve ser feito apenas por um profissional, caso contrário pode machucá-lo.
Outro cuidado com a higiene refere-se aos shampoos, e condicionadores que podem prejudicar a textura dos pelos assim como o excesso de banhos.
Durante algumas épocas do ano, pode ser verificada a troca do pelo, que por ser duro, não vai cair tanto quanto outras variedades de pelo curto, mas para que não cheire deve receber escovações semanais.
Saúde
Não apresenta problemas específicos à raça, e o maior cuidado que deve ser tomado, são com os olhos, que são saltados, e que podem irritar-se com mais facilidade. Expectativa de vida varia entre 12 anos a 15 anos.
Preço
O preço médio do filhote do Cachorro Griffon de Bruxelas pode variar de R$ 4.000 a R$ 7.000.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.