Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Mordida de Cachorro: O que Fazer? Como Tratar?

Mordida de Cachorro: O que Fazer? Como Tratar?

Receber mordida de cachorro é um acidente bastante comum, mas o que fazer após o ocorrido e como tratar? Veja abaixo a resposta para essas e demais dúvidas.

Ter um cachorro em casa tem muitas vantagens, seja ele um animal pequeno e dócil ou um cão maior e mais feroz para vigiar a residência. E seja qual for o caso, é sempre importante que o cão seja muito bem tratado, alimentado de forma correta, estar sempre limpo assim como o local onde ele dorme e claro, estar com a carteira de vacinação sempre em dia.

Muita pessoas ainda acham que um cachorro que está sempre preso dentro de casa está livre de doenças, mas isto não é verdade! A vacinação garante que o animal se protegerá melhor e é importante também no caso de acontecer algum imprevisto, como o animal morder alguém, seja da residência em que ele vive ou algum estranho.

Só que mesmo que o animal esteja vacinado, quando alguém é mordido por um cão precisa tomar as devidas providências e tratar o ferimento de forma correta para evitar complicações.

Mordida de Cachorro: O que Fazer? Como Tratar?

Mesmo os cães mais dóceis podem vir a moderem seus donos ou alguma pessoa estranha. Mesmo os cãezinhos que aparentam ser mais calmos, por vários motivos podem estranhar a pessoa e a mordida é a forma que eles têm de defender o seu território e até mesmo tentarem se proteger ou proteger seu dono.

E basta uma mordida de um cão para que o ferimento se agrave e até leve a sérias doenças, como a raiva que é a mais comum, mas há várias outras zoonoses.

É preciso ficar atento até àquelas mordidas que o cãozinho dá por brincadeira, pois elas também podem ferir e trazerem sérias consequências. Independente se o animal esteja ou não vacinado, quando ele morder alguém, deverão ser tomadas todas as medidas necessárias, pois a saliva do cachorro contém uma quantidade enorme de bactérias que através da mordida passam para o organismo da pessoa, podendo causar infecções e transmitir doenças.

Diferente do que muitos imaginam, na maioria dos casos de mordida de cão, o motivo não foi por ataque do animal, mas por uma simples brincadeira onde o cachorro sem querer, feriu a pessoa com seus dentes afiados.

A mordida de um cão pode ser de duas formas: penetração ou laceração e ambas merecem total atenção, sendo que cada uma tem suas próprias formas de tratamento.

Mordida de Cachorro: O que Fazer? Como Tratar?

Mordida de Cachorro por Penetração

Quando a mordida é por penetração há uma maior probabilidade de que ocorra algum tipo de infecção, já que as bactérias penetram mais facilmente no organismo da vítima. Quando o cão penetra seus dentes em uma pessoa ou mesmo em outro animal, deixa na ferida uma boa quantidade de saliva, onde estão presentes muitas bactérias que encontram a porta aberta para entrarem no corpo de quem foi mordido.

Este tipo de mordida é muito problemática porque os cães penetram profundamente e o local fica cheio de saliva, tornando-se perfeito para que as bactérias possam proliferar.

Se o local ficar inchado é ainda pior, pois a pessoa terá maior dificuldade para limpá-lo e o problema vai se agravar.

 

Mordida de cachorro por Lacerações

Quando se trata de “lacerações”, ou seja, o cão morde e “rasga” a pele da pessoa ou de um outro animal, então é fácil de limpar a região afetada, só que este tipo de mordida deixa mais cicatrizes.

Em ambos os casos, logo após a mordida de um cão, a pessoa precisa providenciar a limpeza do local imediatamente. Mesmo que esteja sentido muito dor, é preciso esforçar-se para limpar bem a região, para retirar toda a saliva do animal que tenha ficado no local.

Mas o perigo na mordida de um cão não está só na infecção causada pelas bactérias. Outro sério problema é a transmissão de zoonoses, sendo a raiva a mais conhecida e uma das mais perigosas também. Isto ocorre porque o ser humano tem os nervos periféricos invadidos, assim como todo o sistema nervoso central e precisará ser tratada imediatamente com vacinas, do contrário a pessoa poderá vir a morrer.

Fui Mordido por um Cachorro: O que devo Fazer?

Assim que uma pessoa é mordida por um cachorro, seja de rua ou de sua própria residência, deverá procurar imediatamente um hospital, mas há cuidados básicos que podem ser tomados logo após a mordida e o primeiro deles é lavar bem o local da mordida, impedindo assim que as bactérias se espalhem.

Mordida de Cachorro: O que Fazer? Como Tratar?

Se a pessoa estiver perdendo sangue no local da mordida, pode ser feita uma pequena pressão para ajudar que o sangramento pare, mas isto no caso de lacerações, porque quando se trata de perfuração é bom deixar sair um pouco do sangue, para que as bactérias sejam expelidas daquele local.

Limpe o local com água em abundância e se possível, utilize um anti-bacteriano por pelo  menos uns 5 minutos ininterruptos. Depois, seque bem o ferimento e proteja-o com gaze ou uma toalha de papel, ficando assim enquanto a vítima é levada para receber atendimento médico.

E jamais deixe de procurar ajuda médica para ficar em casa tratando o ferimento com “receitas caseiras” pois isto poderá agravar o problema, já que o ferimento precisa ser tratado de forma correta e dependendo do caso, a pessoa precisará tomar vacina e alguns medicamentos adequados.

Leia Também:

Ler anterior

Toxoplasmose Canina: Sintomas, Como Prevenir

Ler próxima

Cachorro não quer comer: O que Fazer?

Deixe um comentário

18 − 17 =

Sofrimento: CPI dos Maus-Tratos Animais Retira Restrição a Rodeios, Vaquejadas e Laço | Encontros Pet: Procure Cães e Gatos Perdidos
[…] Mordida de Cachorro: O que Fazer? Como Tratar? […]
fevereiro 18, 2016 1:43 pm

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!