Cachorro Airedale Terrier: É uma raça de origem Britânica (Inglaterra), um cachorro muito sociável, que tem como sua característica mais típica a pelagem áspera, de coloração preta e castanha. É o maior dos cães terriers.
Origem
Por ser um cachorro com um olfato muito bom, acabou sendo desenvolvido para caçar nutrias dentro das tocas, que localizavam-se as margens dos rios. Também eram usados como um retriever, cão de aponte e cão d’agua, por ser um bom sabujo e um ótimo nadador.
Também considerado um bom cão de guarda, foi originalmente criado por operários da pequena cidade de Leeds, situada às margens do rio Aire, em Yorkshire, Inglaterra. A raça foi criada a partir do cruzamento entre o antigo Terrier Preto e Castanho, hoje conhecido como Welsh Terrier, e o Otterhound. O Kennel Clube Inglês reconheceu formalmente a raça Airedale Terrier em 1886.
Apesar de sempre participar de todos tipos de caça, sua principal função era ser destruidor de ratos e caçador de toca. Nessa época, os terriers acompanhavam os caçadores junto à matilha. Enquanto os farejadores buscavam e perseguiam suas presas, os terriers eram responsáveis em desempenhar a difícil função de continuar a perseguição dentro das tocas. Esses cães precisavam, portanto, demonstrar, além de resistência para a perseguição, um elevado grau de coragem para enfrentar sozinhos a presa e arrancá-la de dentro das tocas, que eram escuras e apertadas. Mais tarde, a raça foi amplamente utilizada com grande bravura durante a Primeira Guerra Mundial para levar mensagens aos soldados e também para encontrar soldados feridos no campo de batalha.
Características
A altura dos exemplares machos da raça Airedale Terrier pode variar de 58 a 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas da raça medem de 56 a 59 cm. O peso dos exemplares da raça Airedale Terrier fica em torno dos 20 kg.
A cabeça do Airedale Terrier é bem balanceada, com stop apenas visível, focinho bem cheio à frente dos olhos e trufa preta. Os olhos são relativamente pequenos, de cor escura, não proeminente. As orelhas são em forma de V, portadas lateralmente, sem estarem fora de proporção em relação ao tamanho do cão. A cauda, de boa força e substância, é inserida alta e portada alegremente, sem curvar-se sobre o dorso.
A parte superior do tronco (sela) é preta ou grisalha, assim como o topo do pescoço e, o topo da superfície da cauda. Todas as outras partes do corpo são marrons. As orelhas podem ser de cor castanha escuro, e pode ocorrer um sombreado em torno do pescoço e ao redor do crânio.
Já a pelagem do Airedale Terrier é dura, densa e aramada, mas não tão longa a ponto de parecer esfarrapada. O pelo é deitado reto e bem fechado, cobrindo corpo e pernas. Enquanto o pelo mostra-se duro e rígido, o sub pelo é mais macio, mais curto, oleoso, excelente para caça na água, pois é praticamente impermeável e bem resistente ao frio.
Peso: | Aproximadamente 20 kg |
Altura: | Macho de 58 cm a 61 cm Fêmea de 56 cm a 59 cm. |
Grupo: | Grupo 3 Cães Terriers Seção 1, terriers de tamanho grande e médio |
Funções: | Caçador de lontras e texugos |
Grau de Atividade: | Alta |
Pêlo: | Típica pelagem áspera |
Cor: | Preto e castanho |
Nome de Origem: | Airedale Terrier |
Pais de Origem: | Grã-Bretanha |
Registro FCI: | 7 |
Temperamento
A raça apresenta um caráter equilibrado, confiante, sempre alerta, corajoso, porém nunca agressivo. Costuma ser bastante amigável com estranhos, é agradável e sensível. Criado para caçar de forma independente, extremamente inteligente, no entanto é espirituoso e pode mostrar-se um tanto teimoso. É um cachorro extremamente leal, porém pode ser desobediente (teimoso) e demonstrar um caráter dominante em relação aos membros da família que ele considera submissos. É uma raça recomendada para proprietários experientes, que saibam ensinar com firmeza, calma e confiança, mas sem agressividade.
Curiosidades
Terrier é um grupo de raças de cães produzidas inicialmente para caça de pequenos animais. Geralmente de porte pequeno e médio, estes cães são extremamente corajosos e resistentes, e têm uma personalidade vívida, e energética. São cães dominantes, territorialistas e por vezes considerados teimosos. Comumente apresentam agressividade contra outros animais, principalmente contra outros cães, devendo então serem socializados desde filhotes.
É um cachorro de expressão profunda, ágil, veloz, de movimentos rápidos e precisos, muito atento ao que ocorre ao seu redor. Seu caráter revela-se na expressão dos olhos e na posição das orelhas e da cauda. Típico cão ativo e musculoso.
Dicas
Pode desempenhar outras funções além das de caça, como por exemplo, aquelas relacionadas aos trabalhos de pastoreio. Não apresenta dificuldade em trabalhar com o gado e animais domésticos, mas pode acabar agitando os animais se não estiver adequadamente treinado. É considerado um ótimo cão de companhia e, costumam relacionarem-se muito bem com outros animais, até mesmo os de pequeno porte, como os gatos, especialmente se criado com eles desde cedo. A socialização precoce é sempre muito importante e, necessária para a boa convivência com outros animais, incluindo cães, gatos e outros animais domésticos.
Saúde
Essa é uma raça muito ativa que precisa de exercícios intensos todos os dias. Mas essa necessidade pode ser atendida com uma longa caminhada, uma corrida mais intensa ou com alguns momentos para caçar e, brincar em área segura. A principal precaução é displasia de quadril e, doença do cólon. Expectativa de vida varia de 10 anos a 13 anos.
Preço
O preço médio pode variar de R$ 1.500 a R$ 2.000.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.