Quem está procurando um gato de estimação que seja muito fofo com certeza vai se encantar pelo “Angorá”, que são felinos elegantes e independentes. Super carinhosos, os gatos da raça Angorá sabem como conquistar seu dono, com seu jeito carinhoso de ser.
Adoram novas brincadeiras e precisam de relativa atenção no dia a dia.
Sua origem é da Turquia e o nome “Angorá” é por causa da capital que tinha este nome, “Angorá”, mas hoje se chama “Ancara”. A maior probabilidade é que esta raça de gatos tenha vindo das montanhas da Turquia, sendo uma evolução do “Manul” que é uma raça de gatos menores.
Mas foi na Europa, mais precisamente na França, que os gatos Angorás ficaram famosos, pois eram adorados pela aristocracia.
A principal característica da raça Angorá está justamente em seu corpo mais longo, sendo que as fêmeas sempre são menores que os machos. A cabeça do gato Angorá é mais triangular e equilibrada ao restante do corpo.
Tem o focinho um pouco mais arredondado e orelhas largas.
O pelo é médio, sedoso e muito bonito, porém requer cuidados especiais.
Sempre que vemos gatos dessa raça geralmente eles são brancos, mas isso não quer dizer que essa seja a única cor desses felinos, que apesar de ser em menor número, também podem ser encontrados com tonalidades diversas.
Não é só a beleza que encanta no gato da raça Angora, mas também o seu temperamento, já que estes gatinhos são muito dóceis e carinhosos com seus donos. Adoram ficar no colo ganhando carinho, porém, são independentes e o dono não precisa se preocupar se tiver que sair.
São fáceis de se adaptar a qualquer ambiente, desde que tenha alguém para brincar com eles de vez em quando. Quem trabalha fora vai precisar ter alguém da família em casa para servir de companhia para o gatinho. O felino não exige muito da pessoa, mas gosta de saber que tem um conhecido por perto, caso ele precise.
Não são de estranhar quando chega alguém diferente, mas ficam atentos e esperam um pouco para se sentirem seguros o suficiente para se aproximarem.
Convivem bem com as crianças e idosos.
Assim como acontece com outras raças, os gatos Angorás estão propensos a certas doenças, entre elas: Ataxia, Cardiomiopatia, além de incompatibilidade sanguínea.
A doença que deixa esses gatinhos sem coordenação motora é a Ataxia, que deixa o felino fraco e sem equilíbrio.
Os animais dessa raça também podem ter problemas de surdez, que é muito comum entre os felinos que possuem pelagem branca.
Se você notar que o seu felino está com algum comportamento diferente, ou se ele perdeu o apetite, ou até mesmo se não quer mais brincar e fica mais tempo deitado, é importante levá-lo ao veterinário para ver do que se trata.
Gatos dessa raça precisam ter um tratamento preventivo para continuarem tendo uma boa qualidade de vida, por isso o dono precisa prestar muita atenção ao seu gatinho e dar-lhe toda atenção quando ele mudar sua rotina.
Gatos dessa raça, além de serem lindos, dóceis e fofinhos, dão muito pouco trabalho e quase não exigem cuidados especiais. Mas é preciso tomar certas providências, por exemplo, não ficar escovando seu pelo em excesso, já que eles possuem um pelo semi longo. Escovando-os a cada 10 dias já está bom. Esta escovação é só mesmo para retirar os fios que estiverem já soltos, evitando assim que o felino venha a engoli-los quando ficar se lambendo.
A quantidade de banhos varia de acordo com a rotina do felino e é importante usar produtos específicos para os gatos desta raça, já que eles contam com fios sedosos.
Lembre-se também de limpar os olhos de seu gatinho, assim como seus ouvidos, pelo menos a cada duas semanas, assim como também aparar as unhas.
E com tantas qualidades era para esse gatinho ser um dos mais caros, porém eles possuem um preço super em conta e são relativamente fáceis de serem encontrados em pet shop.
O preço final de um gato Angorá vai variar de acordo com o sexo do animal, histórico de doenças familiares, linhagem, idade, entre outros fatores, podendo custar entre R$ 300,00 a R$ 1000,00.
Comprar pelo menor preço neste caso não vai significar necessariamente uma vantagem, pois os gatos dessa raça que custam menos é porque têm seus motivos, então é bom verificar bem antes de fechar negócio.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.