Meu gato está miando muito alto a noite, o que pode ser?
Quem tem um gato em casa acha normal ver o gato miando, mas muitas vezes nem imagina que o miado do gato sempre significa alguma coisa, afinal, é uma forma que ele tem de se comunicar.
Só que, o miado do gato não significa uma única coisa, podem ser várias e assim fica impossível saber com exatidão do que se trata, mas se você é um bom observador, se conhece bem o seu felino, conseguirá identificar o motivo de seu gatinho miar insistentemente ou miar mais alto.
O miado do gato pode indicar algum problema clínico e neste caso seria preciso levá-lo o quanto antes ao veterinário para que o profissional descobrisse do que se trata. Há várias doenças que causam incômodos, dor e o gatinho fica miando, sem poder dizer claramente ao seu dono que está doente e precisa de ajuda.
Mas pode ser que o gatinho só queira colo, ou estava com saudades. Se você trabalhou fora o dia todo e quando chega em casa seu gato fica próximo e miando, é normal, ele está com saudades e quer carinho. Neste caso, pergunte a alguém da família se o gatinho ficou o dia todo miando ou se começou apenas quando você chegou.
O miado de fome geralmente é conhecido pelos donos de gatos. O felino se aproxima, fica circulando a pessoa e assim que tem sua refeição servida ele para de miar e vai se deitar tranquilamente.
Há ainda o problema de comportamento, pois muitos gatos conseguem a atenção do seu dono quando miam e como são espertos, sempre vão utilizar este recurso quando quiserem algo. Neste caso o gatinho vai miar para você brincar com ele, vai miar quando estiver com fome, vai miar quando quiser colo e assim vai ficar miando o dia todo. E se você não der atenção, ele mia mais alto para que você possa notá-lo. Neste caso será preciso mudar alguns comportamentos e ter paciência para que o felino perca esse costume.
Tem gatos que são mais carentes e gostam de ficar o tempo todo próximo de seu dono ou da família e mesmo que fique um pouco mais distante, é preciso mantê-los em seu campo visual. E se você fechar a porta do quarto, logo o gatinho começa a miar, porque não está mais lhe vendo. Ele nem vai querer entrar no quarto, é só uma necessidade que ele tem de não se sentir sozinho. Mais uma vez será preciso paciência para acostumá-lo corretamente, sem precisar ficar miando quando você não estiver por perto.
Um gato estressado também mia muito alto, você sabia? O estresse não é bom para ninguém, nem para nós humanos e nem para os felinos. Vale a pena gastar um tempo extra com o seu gatinho para tentar descobrir se ele anda muito estressado, o que é comum principalmente em gatos que moram em apartamento e nunca saem para dar um passeio. O gato é um animal bastante independente, gosta de se sentir livre, não é como o cão que aceitar ficar somente dentro de casa e mesmo assim, até os cães precisam sair para passear um pouco.
Um problema comum é quando o gato está gordinho e o veterinário lhe recomenda seguir uma determinada alimentação para ajudá-lo a chegar ao peso ideal. Gato geralmente pede comida miando, então imagine o quanto ele irá miar para receber uma dose extra de alimento.
O importante é você não atendê-lo, porque se fizer isso vai ser muito pior. Mais uma vez, paciência para que ele se acostume e isso pode demorar um bom tempo.
É muito difícil lidar com um gato que fica miando, porque será preciso ignorá-lo. Nada de olhar para ele, falar, ou dar-lhe comida. Ignore-o nem pense em lhe fazer um cafuné. Quanto mais você agir desta forma mais ele ficará ciente que sua estratégia não tem nenhum efeito sequer e vai parar de miar.
O problema é que as pessoas não resistem àquele bichinho peludinho, com olhos de piedade e aquele miado irresistível. Mas seja forte! Resista! Do contrário, terá que conviver com este miado para sempre.
Mas pode ser também, que o seu gatinho ou gatinha esteja querendo namorar. Talvez ele já sentiu que tem um outro felino próximo de sua casa ou apartamento e quer conhecê-lo para namorar um pouco.
Uma opção seria castrar o seu animalzinho de estimação.
Se estiver com dificuldade em lidar com o problema, nada de perder a paciência, procure um veterinário e peça à ele para examinar seu gato, ver se tem algo de errado com a saúde do animal ou se o problema é mesmo comportamental e neste caso caberá a você ter uma postura firme para acostumar o felino com um novo estilo de vida, sem miado.
Leia Também:
Nenhum comentário encontrado.