Blog Encontros Pet, onde você encontra tudo para seu animal de estimação.

Cachorro Akita Inu: Preço, Características

Cachorro Akita Inu: Preço, Características

De origem japonesa, o Akita inu é um cachorro marcado pelo companheirismo e lealdade com a sua família, veja aqui sua origem, características, preço e curiosidades desse lindo cachorro que ficou famoso no Brasil após o filme “Sempre ao seu Lado”.

 

Akita Inu

Origem

Com mais de 3000 anos, os Akita ou Akita inu é a raça mais antiga originária do Japão, porém, a relatos que a raça tem origem na Europa e aparecido posteriormente na nação oriental. O Akita talvez seja a raça mais conhecida e venerada entre todas as raças caninas nativas do japão. No século 17, um nobre japonês, admirador por cães, esteve exilado na Prefeitura de Akita na ilha de Honshu, uma área acidentada com frio intenso durante o inverno. Ele desafiou os proprietários da região para competirem na criação de uma raça de poderosos cães de caça. Os Akitas se destacaram na caça de ursos, veados e javalis. Estes antepassados do Akita foram chamados de matagi-inu ou “cão de caça”. As qualidades da raça variaram nos 300 anos seguintes. No final de 1800, o Akita passou por um período em que foi usado com cão de luta, na tentativa de aprimorar e melhorar suas habilidades de combate, alguns cachorros da raça Akita cruzaram com cães de outra raça. Em 1927, foi formada a sociedade Akita-inu Hozankai no Japão, afim de preservar as características naturais do Akita que conhecemos até hoje. O Akita foi nomeado uma das riquezas naturais do Japão em 1931.

O Akita foi conhecido na América em 1937, quando Helen Keller trouxe um do Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos voltaram para casa com Akitas do Japão. A popularidade da raça cresceu lentamente até receber o reconhecimento da AKC em 1972. Desde então, ele vem conquistando admiradores no mundo todo e continua crescendo em popularidade.

Hoje em dia o Akita é usado como cão policial e cão de guarda no Japão.

Akita Inu

Características

Um cachorro considerado de porte grande, o macho dessa raça chega a medir até 70 cm e a fêmea varia de 57 a 63 cm, o peso do Akita varia de 33 a 50 quilos. Tem uma camada dupla de pelos onde o pelagem de cima é reta e dura, e a camada de baixo é densa e macia. Sua pelagem é composta por seguintes cores: Branco, sésamo (pelagem vermelha com pontas pretas), vermelho e tigrado.

Os olhos são pequenos e tem um formato triangular, suas orelhas são longas, ligeiramente inclinadas para frente com as pontas arredondadas e ficam sempre eretas. Possui uma cauda grossa e forte.

Peso:Aproximadamente 40kg
Altura:Macho: Aproximadamente 67cm
Fêmea: Aproximadamente 64cm
Grupo:Grupo 5 – Spitz asiáticos e raças assemelhadas
Funções:Companhia e guarda
Grau de Atividade:Moderado
Pêlo:Curto a médio, duro, mais longo na cernelha, garupa e na cauda, sub-pêlo denso.
Cor:Branco, vermelho, tigrado ou cézamo, com presença de urajiro
Nome de Origem:Akita Inu ou Akita Matagi
Pais de Origem:Japão
Registro FCI:255

Temperamento

O Akita mais homenageado de todos os tempos foi Hachiko, que todas as manhãs seguia o dono para a estação de trem, e ficava na estação aguardando o retorno de seu amigo querido no fim da tarde para segui-lo até sua casa de volta.

Porém, um acidente ocasionou a morte do professor, deixando o cãozinho a sua espera na estação de trem. Sem saber o que estava acontecendo com o seu dono, Hachiko retornou todos os dias na estão de trem durante dez anos, na esperança que o professor retornasse.

Para marcar essa história linda e ainda homenagear o cachorro Hachiko, o escultor japonês Tern Ando construiu, em 1934, uma estátua de bronze do cachorro, localizada em frente à estação em que o animal aguardava por seu dono, sendo considerado um ponto turístico bastante conhecido na cidade de Tóquio, no Japão.

Curiosidades

É um cachorro geralmente afetuoso, seguro, protetor, muito corajoso e dócil, uma característica muito forte do Akita é a paciência que possuem, é muito difícil escutar um latido desse cão. Eles só latem em ocasiões necessárias, e costumam uivar quando precisam de alguma coisa.

Dicas

O Akira Inu é um cão forte, mais com o passar dos anos ele tende a desenvolver doenças com a displasia da anca (displasia coxofemoral), disfunção de tireóide, doenças variadas do sistema imunológico e problemas no joelho. epilepsia, problemas de pele (como a dermatite) e algumas  complicações oculares: como o entrópio (quando as bordas das pálpebras do animal se viram para dentro, fazendo com que os cílios do cão machuquem a retina do animal) ou a Atrofia Progressiva da Retina, um problema grave que pode levar a cegueira. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 12 anos.

Saúde

Pra evitar essas possíveis problemas de saúde no Akita, é recomendado mante-lo em um jardim no ar livre, ou em grandes espaços onde possa se exercitar, caso você more em apartamentos ou em casas com pouco espaço, reserve trinta minutos diariamente com o seu cão pra praticar umas atividades físicas com ele, ou simplesmente faça caminhada. Essa atividade será de muito útil tanto pra ele quanto pra você.

Devido à pelagem abundante da raça, é importante que escove ele diariamente, pra evitar o acúmulo de sujeiras e a formação de nós nos pelos, e também evita doenças na pele como dermatite.

Akita Inu

Preço

Hoje em dia existem vários criadores pelo Brasil, o preço médio do Akita é de $ 800, mas filhotes podem variar de $ 350 a $ 2,000.

Leia Também:

 

Ler anterior

Doença do Carrapato em Gatos: Sintomas, Tem Cura?

Ler próxima

Toxoplasmose Canina: Sintomas, Como Prevenir

Deixe um comentário

dois × quatro =

Raças De Cachorros De Grande Porte | Encontros Pet: Procure Cães E Gatos Perdidos
[…] Saiba mais sobre o Cachorro Akita […]
abril 14, 2016 9:20 pm

Posts Relacionados

Assine nossa Newsletter

Assine e receba novidades, dicas e não perca nenhuma de nossas notícias, você pode cancelar a qualquer momento!